CUBA COM FIDEL

Em 1492, quando Cristóvão Colombo pisou pela primeira vez em terras americanas, ele desembarcou em uma ilha localizada no Mar do Caribe. Colombo então reivindicou aquela terra para o Reino da Espanha, pelo nome de Juana e, posteriormente, de Cuba. O país permaneceu sob o domínio espanhol até a Guerra Hispano-Americana, sendo reconhecido como um país independente a partir de 1898. E após a Revolução Cubana de 1959, instaurou-se no país um regime Socialista comandado por Fidel Castro.

Até a Revolução, Cuba era uma espécie de protetorado dos Estados Unidos e cerca de 35% da economia cubana era controlada por empresas norte-americanas, que interferiam diretamente no poder político da ilha, que era dominada pela ditadura sanguinária do ex-sargento Fulgência Batista, que impunha enormes regulações à economia, o que trouxe grandes problemas para a população. Os cubanos sofriam com a falta de estrutura na saúde, na educação e com os crescentes índices de desemprego. Após a Revolução, Cuba organizou-se uma república socialista no modelo marxista-leninista, no qual não há eleições diretas para cargos executivos, e onde o Partido Comunista é o único partido oficial. O governo é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Poder Executivo se compõe do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros. O Poder Legislativo é unicameral, exercido pela Assembleia Nacional do Poder Popular contando atualmente com 614 deputados eleitos para mandatos de cinco anos. A Corte Suprema de Cuba é o mais alto órgão do poder judiciário do país. Além dessas organizações formais, o sistema político de Cuba incorpora, em seu processo decisório, um conjunto de organizações populares, tais como o Partido Comunista de Cuba, a Federação Cubana de Mulheres e a Associação Nacional de Pequenos Fazendeiros.

VIVA FIDELO regime socialista cubano proporcionou ao país sucesso nas áreas da saúde, tendo implementado um sistema de saúde pública universal, que é totalmente gratuito para todos os residentes da ilha, o que se espelha em seus indicadores padrão. Diminuindo significativamente as taxas de mortalidade infantil, que chegam a ser inferiores até mesmo à de alguns países desenvolvidos. Além disso, a expectativa de vida média em Cuba é de 77,64 anos. Tendo a ilha a maior proporção demográfica de pessoas com mais de 100 anos, à frente até do Japão.

Cuba também obtém sucesso no campo da igualdade social, tendo praticamente erradicado o desemprego e onde 85% das famílias são donas de suas próprias casas e os 15% restante pagam de aluguel um ou dois dólares mensais. O governo cubano tem o mérito de ser capaz de abrigar e alimentar os seus mais de 11 milhões de cidadãos. E  defende o respeito, em Cuba, aos direitos à saúde e à educação, à liberdade religiosa e de associação.

No campo da educação, em 1961 o país realizou uma campanha nacional de alfabetização e foi o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo. O Estado e a Constituição Cubana determinam que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos cubanos e é obrigatória até o 9º ano. Hoje não há mais analfabetos em Cuba, onde a taxa de alfabetização de 99,8%. O sucesso na área da pesquisa científica proporcionou à Cuba a definição da WWF de desenvolvimento sustentável (tendo sido a única nação no mundo que a recebeu), tendo um Índice de Desenvolvimento Humano de mais de 0,8 em 2007.

PRAÇA DA REVOLUÇÃO

Nota-se por tanto, diversas melhorias nos mais diversos campos e, principalmente, no modo de vida da população em Cuba graças ao governo centrado numa ideologia socialista. Há quem acredite que este governo falha no aspecto econômico e nas relações internacionais, mas a crescente qualidade de vida dos seus mais de 11 milhões de habitantes e as diversas melhorias proporcionadas a eles por este sistema se mostram, no geral, bastante eficazes e satisfatórias.

Anúncios

Sobre Camila B Hassen

Comunista, socióloga, antropóloga e jornalista. Ateísta por convicção e Atleticana por paixão.
Esse post foi publicado em Como EU vejo o mundo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s